INTRODUÇÃO
A idolatria é um pecado que o povo de Deus cometia repetidas vezes, ao longo de sua história no AT. A idolatria é adorar, venerar, ajoelhar–se diante de ídolos, fazer-lhes orações, prostrar-se diante deles e prestar-lhes culto. Durante este estudo bíblico, identificaremos a idolatria e seus males e a forma bíblica de se libertar dela. Todos os textos bíblicos citados ao longo deste estudo podem ser examinados em qualquer Bíblia, de qualquer versão, no final estaremos dando uma lista das abreviaturas dos livros aqui mencionados para facilitar a sua pesquisa. Oro a Deus para que este trabalho leve você a encarar os fatos aqui tratados e tenha uma vida abundante.
O QUE É IDOLATRIA?
Definindo os termos
Idolatria
- Adoração dos ídolos
Idólatra
- O que adora ídolos
Idolo
- Figura que representa uma divindade ou qualquer ser, ou coisa e é objeto de culto.
NATUREZA DA IDOLATRIA
O ídolo em si, nada é.
O ídolo não tem poder em si mesmo. É meramente um pedaço de gesso, barro, ferro, prata, ouro, madeira ou outro qualquer material utilizado pelo homem para sua confecção, conforme os textos bíblicos descrevem .
"Fazem os homens para si deuses que de fato não são deuses? " Jr.16.20
" ... sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Pois ainda que haja alguns que se chamem deuses, quer no céu, quer na terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele." 1Co 8.4-6.
Por isso os salmistas e profetas freqüentemente zombavam dos ídolos:
"Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam, têm olhos mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem, têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam, têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que o fazem, e todos os que nele confiam." Sl 115.4-8
Veja o que o profeta Isaias fala em seu livro sobre os ídolos e aqueles que os adoram
"Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo, e as suas próprias testemunhas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um Deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Ele e todos os seus seguidores serão confundidos; os artífices são apenas homens. Ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e forja com a força de seu braço. Ele tem fome e a sua força falta, não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua sobre a madeira, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho, e torna a esboça-lo com o compasso. Faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para habitar em uma casa. Cortou para si cedros, ou tomou um cipreste, ou um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores do bosque, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer. Tal árvore serve ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta, e coze o pão, e também faz um deus, e se prostra diante dele, fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. Metade queima no fogo, e prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta. Também se aquenta, e diz: Ah! Já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz livra-me, tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; grudaram-se-lhe os olhos, para que não vejam, e se fecharam os seus corações, para que não entendam. Nenhum deles pára para pensar, ninguém tem entendimento nem conhecimento, para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as brasas, assei sobre elas carne, e a comi. Faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia ao que saiu de uma árvore? Apascenta-se de cinza, o seu coração enganado o desvia; de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não será mentira o que está na minha mão direita?" Is 44.6-9
Fascínio da idolatria
Por que a idolatria era tão fascinante aos israelitas?
Podemos afirmar que três coisas fascinavam os israelitas na idolatria pagã.
1) A influência da multiplicidade de deuses
As nações ao redor de Israel criam que a adoração a vários deuses era superior à adoração a um único Deus, ou seja, quanto mais deuses melhor. Os deuses da fertilidade prometiam o nascimento de filhos; os deuses do tempo (sol, lua, chuva etc.) prometiam as condições apropriadas para colheitas abundantes e os deuses da guerra prometiam proteção dos inimigos e a vitória nas batalhas. A promessa de tais benefícios fascinavam os israelitas; daí, muitos se dispunham a servir aos ídolos.
Essa convivência do povo de Israel com essas nações lhes influenciavam, porque Israel estava afastada do verdadeiro conhecimento da palavra de Deus. E quando nos falta conhecimento, somos levados pela multidão; pensamos: todo mundo faz eu vou fazer! Isso é tradição temos que segui-la.(...invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. (Marcos 7:13); E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. (Marcos 7:9). Meus pais e avós fizeram assim, eu vou fazer também! Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.( Colossenses 2:8); sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais. ( 1 Pedro 1:18 )
Veja que para cada exclamação dessa natureza a Bíblia tem uma palavra.
O Deus de Israel é o mesmo Deus da Igreja hoje. Ele se manifestou na pessoa de Jesus Cisto.
2) A não definição de padrões morais
Os deuses das nações vizinhas a Israel não exigiam nenhum tipo de obediência a padrões morais, como o Deus de Israel. Por exemplo, muitas das religiões pagãs incluíam imoralidade sexual religiosa no seu culto, tendo para isso prostitutas cultuais. Essa prática sem dúvida atraia muitos israelitas. Deus, por sua vez, exigia padrões morais para o seu povo, vida de consagração, adoração com reverência. Muitas religiões hoje também idólatras não exigem padrões morais de acordo com as escrituras sagradas, para elas o mais importante é que os ídolos sejam adorados.( Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Mateus 4:10)
Influência demoníaca:
A Bíblia deixa claro que por trás de toda idolatria, há demônios, que são seres sobrenaturais controlados pelo diabo. Observe nestas passagens da Bíblia que tanto Moisés como o salmista associam os falsos deuses com demônios.
" Sacrifícios ofereceram aos diabos, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais. Deuteronômio 32:17 "
" E serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios; Salmos 106:36-37 "
No hebraico o termo é shedim, literalmente, demônios. Esse termo aparece nos dois textos aqui citados, demonstrando que por trás de deuses(ídolos) deste mundo estão os poderes espirituais dos demônios. Os demônios podem agir através dos seus seguidores, chegando até operar milagres.
"Então, Moisés e Arão entraram a Faraó e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos". (Êxodo 7:10-11)
Satanás como "o deus deste século" o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4:4 ), exerce grande poder nesta geração.
Veja mais algumas referências bíblicas sobre o assunto.
"Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno". (1 João 5:19 )
"E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?" (Lucas 13:16 )
"(...) o qual Jesus se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai". (Gálatas 1:4 )
"(...) porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". (Efésios 6:12 )
"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo". (Hebreus 2:14 )
Portanto Satanás tem poder de produzir falsos milagres, sinais e maravilhas de mentira.
"(...)a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira", (2 Tessa 2:9-11)
"E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens". (Apocalipse 13:13)
"E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso". (Apocalipse 16:13-14 )
"E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre". (Apocalipse 19:20)
A correlação entre a idolatria e os demônios vê-se mais claramente quando percebemos a estreita vinculação entre as práticas religiosas pagãs e o espiritismo, a magia negra, a leitura da sorte, a feitiçaria, a bruxaria, a necromancia, e coisas semelhantes. Todos estes se relacionam, inclusive em cada prática religiosa esse ídolo, ou demônio, recebe um nome diferente, porém são os mesmos, adorados de forma e em lugares diferentes. Segundo as escrituras todas essas práticas ocultistas envolvem submissão e cultos aos demônios. Isto significa dizer que, quando você se prostra diante de um ídolo, uma imagem de escultura, não importa quem, ou o que ela está representando, seja aonde for, em um templo ao ar livre, em um centro de magia.; na verdade por traz desse ídolo, ou imagem, está um demônio.
Veja por exemplo o que Paulo ensina sobre isso.
"Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele". (1 Coríntios 8:4-6 )
"Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". (1 Coríntios 10:20-23 )