segunda-feira, 28 de maio de 2018

Os quatro pedidos da oração de Jabez


Os quatro pedidos da oração de Jabez

4º elo da Corrente contra os destruidores de riquezas

 

Ø A o "E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e as tuas mãos forem comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." [1 Cr 4:9-10]. 
Com essa simples oração, Jabez colocou toda sua confiança no Deus de Israel. Essa seção em 1 Crônicas é a única vez que ouvimos a respeito de Jabez na Bíblia. Jesus não o citou nos evangelhos e nunca ofereceu a oração dele como um modelo para nós. Nosso Salvador também não instruiu seus discípulos a repetirem essa oração diariamente para que pudessem usufruir as bênçãos de Deus em suas vidas
Ø U Exame da Oração de Jabez nas Escrituras 
Quando Jabez orou, seu foco foi estritamente em seu Deus onipotente, maravilhoso e protetor. Em todos os quatro pedidos, Jabez manteve seu foco em Deus e na vontade soberana de Deus.  
Ele não estava tentando forçar Deus a fazer algo contrário à sua vontade, nem manipular ou colocar Deus em uma situação constrangedora, que o obrigasse a agir de certa maneira. Jabez simplesmente fez quatro pedidos a Deus que eram a vontade e desejo do seu coração, e Deus respondeu por que o pedido de Jabez era coerente com sua soberana vontade.
Pedido 1: "Se me abençoares muitíssimo..." — Jabez queria as bênçãos de Deus na batalha contra os cananeus. Ele humildemente compreendia suas limitações em liderar um exército de soldados contra um inimigo feroz e determinado, de modo que naturalmente pediu que Deus o abençoasse
Pedido 2: "...e meus termos ampliares..." — Naquele momento da história de Israel, Deus estava particionando seções da terra que tinha sido conquistada dos inimigos vencidos e dando essa terra aos líderes israelitas. Como essa terra permaneceria na posse da família, é fácil ver como esses líderes originais queriam uma boa área de terra. Se Jabez iria liderar seus homens na batalha, e obter a vitória, é fácil ver como ele queria que Deus o recompensasse com uma grande extensão de terra
Pedido 3: "... e a tua mão for comigo..."  - Os cananeus não seriam um adversário fácil na batalha, embora Deus tivesse prometido estar com os israelitas e dar-lhes a vitória. Certamente, Jabez não queria tomar alguma ação no calor da batalha que desacreditasse Deus e desse a vitória para os inimigos. Assim, é fácil ver por que Jabez queria que a mão de Deus estivesse com ele
Pedido 4: "... e fizeres que do mal não seja afligido!" — Como dissemos anteriormente, os cananeus praticavam a forma mais vil de feitiçaria de Magia Negra imaginável. Portanto, Jabez sabia que estaria enfrentando não somente os ferozes soldados cananeus, mas também o poder sobrenatural que estava por trás deles — as legiões demoníacas. Jabez conhecia bem o poder da feitiçaria, e sabia que estaria enfrentando os tipos mais terríveis de encantamentos e maldições demoníacas que seriam lançados contra ele
Ele sabia que seria o alvo pessoal dessas maldições satânicas, pois era o líder da força militar. Jabez sabia que os mais poderosos feiticeiros cananeus realizariam rituais poderosos contra ele, para tentar evitar que ele os atacasse.
Assim, Jabez orou pedindo que Deus o preservasse dessas maldições malignas provenientes do poço do abismo! "Faças que do mal não seja afligido!" 
Portanto, Jabez pôde comandar seus homens na batalha, certo da proteção de Deus. No entanto, a questão mais importante que quero enfatizar é que ele colocou o foco da sua oração em Deus, não em si mesmo.














Oração na Bíblia


Saibam que o Senhor escolheu o piedoso;
o Senhor ouvirá quando eu o invocar.
Salmos 4:3

Ó tu que ouves a oração,
a ti virão todos os homens.
Salmos 65:2


Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Tiago 5:16


Se eu acalentasse o pecado no coração,
o Senhor não me ouviria;
Salmos 66:18


Se alguém se recusa a ouvir a lei,
até suas orações serão detestáveis.
Provérbios 28:9


Antes de clamarem,
eu responderei;
ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.
Isaías 65:24


E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
Mateus 6:7-8


Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
Mateus 7:11


"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
Mateus 7:7-8


E tudo o que pedirem em oração, se crerem,  receberão".
Mateus 21:22


E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.
João 14:13-14


Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.
Marcos 11:24


Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Romanos 8:26-27


Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12:8-9


Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
Efésios 3:20


Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Efésios 6:18


O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Filipenses 4:19


Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Filipenses 4:6


Orem continuamente.
1 Tessalonicenses 5:17


Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.



Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
Tiago 1:5-8

sábado, 19 de maio de 2018

Perguntas e respostas sobre a salvação


Perguntas e respostas sobre a salvação

Todas as pessoas serão salvas?

Não. Deus deseja a salvação de todos, é o que está escrito na Bbíblia em 1 Timóteo 2.4, porém, para ser salvo cada pessoa precisa crer na salvação de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Como muitos rejeitam a Jesus, conseqüentemente estão negando a sua própria salvação.

Se uma pessoa morrer sem Jesus, ela terá ainda alguma chance de salvação?

Não. A salvação é oferecida gratuitamente a todos aqueles que em vida recebem Jesus como seu Salvador e permanece fiel até o fim. Em Hebreus 9.27 está escrito que aos homens está ordenado morrer apenas um vez, vindo em seguida o juízo.

Mas e o purgatório?

Em momento algum a Bíblia diz que existe um purgatório, ou uma segunda chance para aqueles que morreram sem Jesus, na parábola do Rico e Lázaro (Lucas 16.19-31) fica claro a existência de apenas dois caminhos após a morte, céu ou inferno!

Não quero compromisso com Jesus agora, mas no último momento vou me entregar para ele  e ganhar a minha salvação, Ok?

Esta é uma estratégia suicida, pois o homem pensa que tem o controle de sua vida. E se esta noite o Senhor pedir a sua alma? Porventura a morte manda avisos? Em Lucas 12.20  está escrito:

Louco, esta noite te pedirão a tua alma. E o que tens preparado para quem será?

A salvação depende de Deus ou de nós?

Veja o que diz em João 3.16-18:

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Veja que o plano da salvação veio de Deus e Jesus executou este plano dando a sua vida por nós, a isto chamamos de graça. Logo a salvação é um presente de Deus, porém, devemos crer no sacrifício de Jesus e submeter a nossa vida ao Senhor e a sua palavra.

Acho que eu já pequei muito, tem certeza de posso ainda ter a salvação?

Jesus veio para salvar o mundo, não para condená-lo (ver pergunta anterior). Deus odeia o pecado, seja ele qual for, mas ama o pecador e estará disposto a perdoar quando este humilhar na presença de Deus e se arrepender de seus maus caminhos. Veja o que a bíblia diz em Isaías 55:7.

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

Mas se uma pessoa não for salva o que vai acontecer com ela?

Infelizmente ela será condenada ao inferno.

E quanto tempo ela vai ficar no inferno?

Nós somos criaturas eternas, ou seja, quem for para o céu ficará no céu eternamente e quem for para o inferno ficará no inferno eternamente.

Agora, pare um minuto e pense. ETERNAMENTE! Isto é muito sério!

Se eu for uma pessoa boa e caridosa também posso ganhar a salvação?

Ser bom e caridoso é algo desejável para todos aqueles que desejam ser salvos, porém, em momento algum pode ser usado como mérito para a salvação. Não podemos salvar a nós mesmos, ou seja, por melhores que sejam as nossas ações ainda assim dependemos totalmente de Jesus para sermos salvos e só e SOMENTE SÓ em Jesus poderemos chegar ao céu.

Quando eu morrer minha família poderá mandar rezar muitas missas para a minha alma, isto não ajudará na minha salvação?

Não. Esta é uma prática totalmente errada e sem valor algum. Em Romanos 14.12 está escrito:

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

Fica claro que a salvação é individual e temos que obtê-la em vida por nossas próprias escolhas e decisões. Depois de morto, nada poderá mudar o destino que nós mesmos escolhemos em vida! Portanto, escolha Jesus, pois é tudo que você vai precisar!

Mas eu já tenho uma religião!


Não é raro encontrar pessoas que ao falarmos de Jesus, afirmam: eu já tenho uma religião! Normalmente as pessoas tem uma religião, mas será que todas têm Jesus?

As perguntas abaixo tem o objetivo de ajudar a entender melhor como a sua religião está perante os ensinamentos bíblicos acerca da salvação.

1º – Na sua religião, o louvor, a adoração, a glória ou qualquer outro tipo de culto é dirigido a:

  • a) – somente a Deus (Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo);
  • b) – a Deus e aos santos;
  • c) – a ninguém.

2º – O que acontecerá após a morte:

  • a) – segundo a bíblia, haverá apenas dois caminhos, céu para os justos e o inferno para os pecadores;
  • b) – céu para os justos, inferno para os pecadores e um lugar intermediário para aqueles que, digamos assim, não foram muito bem;
  • c) – morreu acabou ou seremos reencarnados.

3º – A salvação é possível:

  • a) – somente através de Jesus;
  • b) – através de Jesus com a intercessão dos santos junto a Deus;
  • c) – através das nossas obras aqui na terra, ou seja, basta sermos boas pessoas para sermos salvas.

4º – Quais os critérios que a sua religião ensina que são necessários para se obter a salvação:

  • a) – aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador (o que é aceitar Jesus?);
  • b) – basta ser uma pessoa boa e caridosa;
  • c) – esforçar bastante e fazer penitências.

5º – Qual doutrina ou ensinamento é usado como regra de fé e prática na sua religião:

  • a) – a Bíblia Sagrada;
  • b) – a Bíblia e as tradições da igreja;
  • c) – os ensinamentos baseados nas revelações de lideres religiosos que não tem origem bíblica.

A letra A é a resposta correta para todas as perguntas. Portanto, se você respondeu a uma ou mais perguntas com alternativas diferente da letra A, então você precisa rever seus conceitos acerca dos ensinamentos bíblicos.

Resposta bíblica para a primeira pergunta.

[ Apocalipse 22.8 – Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. 9 – Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.]

Resposta bíblica para a segunda pergunta.

[ Lucas 16.22 – Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão*; morreu também o rico, e foi sepultado. 23 – No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. ]


Plano de Salvação


Plano de Salvação



II Timóteo 2.2

“E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros”.

-Introdução: O principal modelo de evangelização que Jesus utilizou foi o pessoal Ou seja, você conversa pessoalmente com a pessoa sobre Jesus conduzindo-a a Cristo.
É necessária uma explicação clara e detalhada do Plano de Salvação para que a pessoa entenda o que Jesus quer de sua vida. Apenas dizer um “Jesus te ama" não é o suficiente para evangelizar uma pessoa. É preciso entender e reconhecer que precisa de salvação.





O modelo abaixo é uma ferramenta para ajudar no evangelismo pessoal. Com este pequeno estudo você pode ajudar um visitante da Igreja a conhecer o Plano de Salvação e tomar uma decisão por Jesus.

Ore pela pessoa que deseja evangelizar e depois marque um encontro para estudarem a Bíblia juntos. Utilize o modelo do Plano de Salvação tendo o folheto em mãos para dar à pessoa. Estude-o bem antes!

Como Evangelizar pessoalmente?

Vejamos um modelo de apresentação do evangelho chamado PLANO SIMPLES da Salvação que pode ajudar a numa explicação clara do Evangelho:




PLANO DE SALVAÇÃO:
1- O amor de Deus para a humanidade:
João 3.16 e 10.10
2- O problema do homem: o pecado:
Romanos 3.23 e Isaías 59.2
3- O remédio de Deus: a Cruz:
I Pedro 2.24
4- A resposta do ser humano:
João 1.1 e 12; Romanos 10.9,10
CERTEZA DE VIDA ETERNA: João 6.47

1- Como usar o Plano de Salvação?

Comece perguntando se gostaria de conhecer o plano de Deus para sua vida, pegue uma bíblia, mostre o folheto e marque a data em que está sendo feito o estudo. Afirme que a partir daquele dia a vida da pessoa não será a mesma.

Você deve ler tópico por tópico para a pessoa em voz alta, ajudando a abrir a Bíblia e pedindo para ler com a própria voz o texto da Palavra de Deus.

Faça breves comentários sobre o significado dos textos e tópicos sempre perguntando se a pessoa entendeu para então passar adiante.

Cuidado: não mude de assunto com histórias, seja educado e volte sempre para o tema em questão.

Quando chegar na conclusão CERTEZA DE VIDA ETERNA, leia para a pessoa e pergunte se entendeu e gostaria de aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal. 

2- Se a pessoa recusar?

Se a pessoa se recusar em tomar a decisão não seja insistente demais. Pergunte se aceita uma oração e abençoe para que se sinta bem. Trate a pessoa com amor e respeito. A obra só acontece sob direção do Espírito Santo no momento de Deus. Conclua dizendo que Jesus está esperando de braços abertos para que venha a Ele.

Mesmo assim deixe o cartão para ler novamente na Bíblia e oriente a preencher o verso com seu próprio nome quando resolver tomar a decisão.

3- Se a pessoa disser que aceita?

Se a pessoa disser que aceita o Plano de Deus, ensine a pessoa a fazer isso como orienta a Palavra de Deus. Ore pela pessoa e depois a ajude a orar ditando as palavras. Depois vire o folheto e preencha os campos com o nome da pessoa para que saiba que o amor de Deus é pessoal para sua vida. Ao encerrar parabenize a pessoa por sua decisão, dê-lhe um abraço, a paz do Senhor e diga que agora são irmãos em Cristo.



-CONCLUSÃO:

Existem milhares de pessoas que visitam igrejas e nunca foram discipuladas por alguém. O evangelho deve ser anunciado na sua totalidade para que a pessoa compreenda. O evangelista é como um vendedor que explica claramente sobre o produto antes da pessoa comprar.

Experimente procurar um visitante da igreja e sentar juntos para estudar sobre a salvação. Você verá como é bom ver vidas se rendendo aos pés do Senhor Jesus.

Ajude alguém a conhecer o Evangelho!


Transformando nosso Carater


Transformando o Nosso Caráter



Definição



Caráter é definido como força de fibra moral. A.W. Tozer descreveu o caráter como " a excelência dos seres morais . " Como a excelência do ouro é a sua pureza e a excelência da arte é a sua beleza , por isso a excelência do homem é o seu caráter. Pessoas de caráter são conhecidos por sua honestidade , ética e caridade. Descrições como " homem de princípios " e " mulher de integridade " são afirmações de caráter. A falta de caráter é a deficiência moral , e as pessoas que faltam caráter tendem a se comportar de forma desonesta , antiética e impiedosamente .



O caráter de uma pessoa é a soma de sua disposição , pensamentos , intenções, desejos e ações. É bom lembrar que o caráter é medido por tendências gerais, não com base em algumas ações isoladas. Temos de olhar para toda a vida. Por exemplo , o rei Davi era um homem de bom caráter (1 Samuel 13:14 ), embora ele pecou na ocasião ( 2 Samuel 11). E, embora o rei Acabe pode ter agido nobremente uma vez ( 1 Reis 22:35 ) , ele ainda era um homem de mau caráter, de uma forma geral (1 Reis 16:33) . Várias pessoas na Bíblia são descritos como tendo caráter nobre : Ruth ( Ruth 3:11) , Hanani (Neemias 7:02 ), David (Salmo 78:72 ) e Jó (Jó 2:3). As vidas desses indivíduos foram distinguidas pela virtude moral persistente.












O caráter é influenciado e desenvolvido por nossas escolhas. Daniel " resolveu não contaminar-se " na Babilônia ( Daniel 1:8) , e que a escolha divina foi um passo importante na formulação de uma integridade incontestável na vida do jovem. Caráter, por sua vez, influencia as nossas escolhas. " A integridade dos justos os guia " (Provérbios 11:03 a) . O bom caráter vai nos ajudar a enfrentar as tempestades da vida e manter-nos longe do pecado (Provérbios 10:09 a) .



É o propósito do Senhor desenvolver o caráter dentro de nós. " O crisol é para a prata e o forno para o ouro, mas o Senhor prova o coração " (Provérbios 17:3) . O caráter de Deus é o resultado da obra de santificação do Espírito Santo . Caráter no crente é uma manifestação consistente de Jesus em sua vida. É a pureza do coração que Deus que se torna a pureza em ação. Deus às vezes usa testes para fortalecer o caráter : " nós também nos gloriamos nas tribulações , porque sabemos que a tribulação produz perseverança; perseverança, experiência ; e a experiência, esperança "(Romanos 5:3-4 ) . O Senhor se agrada quando seus filhos crescerem em caráter. " Você testa o coração e estamos satisfeitos com a integridade " ( 1 Crônicas 29:17 , ver também Salmo 15:1-2 ) .









Nós podemos desenvolver o caráter , controlando os nossos pensamentos (Filipenses 4:8) , praticando as virtudes cristãs ( 2 Pedro 1:5-6 ) , guardando nossos corações (Provérbios 4:23 , Mateus 15:18-20 ) , e mantendo boa companhia ( 1 Coríntios 15:33) . Homens e mulheres de caráter vão dar um bom exemplo para os outros seguirem , e sua reputação piedosa será evidente para todos (Tito 2:7-8 ) .





Nascer de novo é somente o primeiro passo


Temos que crescer até chegar à medida da estatura de Cristo. Este é o propósito de Deus ao estabelecer todos os dons e ministérios na Igreja.


Ter o “Caráter de Cristo” consiste em ataviar nosso caráter com valores que existiram em Jesus e que somente podem ser mantidos através do Espírito Santo. Viver o “Caráter Cristão” é ataviar a vida com algo mais do que valores morais.





O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos, restaurar o homem... Cada personagem bíblico que foi trabalhado por Deus foi transformado. Alguns precisavam até mudar de nome: Abrão p/Abraão; Sarai p/Sara; Saulo p/Paulo; Talvez a maior mudança no caráter tenha acontecido com um homem que era enrolão, mentiroso, enganador... Jacó p/Israel!

Tudo isso fala de Transformação de Caráter, transformação do interior, da alma. Não adianta nada a pessoa mudar exteriormente sem ter mudado interiormente! Muitos acham até que ninguém muda o caráter... Pois nós conhecemos um Deus que Muda...!




I – ATRAVÉS DE HÁBITOS SALUTARES

Ilustração: É como mudar um hábito alimentar... É necessário determinação, disposição, força de vontade... Talvez eu tenha exagerado, pois mudar o caráter é bem mais fácil...!

1.1 – Isso não acontece da noite para o dia, salvo exceções: Esse processo é uma Santificação que conquistamos dia após dia...;



1.2 – Isso não acontece sem “Dor”: Mudar o caráter vai trazer “falsas dores” na carne, assim como na “crise de abstinência” no tratamento de dependentes químicos...;

1.3 – Isso não acontece sem Esforço: É preciso lutar para Mudar o Caráter, mudar Maus Hábitos, Livrar-se de influências pecaminosas...;

1.4 – Isso acontece adotando-se Bons Hábitos: “Os hábitos de um homem tornam-se seu caráter”; Você é o que faz; Vejamos alguns hábitos a serem adotados: Oração, Adoração, Leitura Bíblica.



Ilustração: Paulo ensina bons hábitos p/os crentes: EF 4:25 a 5:1-4;
1.5 – Isso Acontece Adotando-se “BONS AMIGOS”: I COR 15:33.




II- ATRAVÉS DE UM DISCIPULADO EFICAZ

Ninguém consegue mudar seu caráter sozinho!Você vai precisar de ajuda! Você vai precisar confiar em alguém! E esse alguém é o seu Discipulador!

2.1 – Confissão: Tiago 5:16 / I Tes 5:11. Jesus nos mandou fazer Discípulos e no Discipulado Ninguém Anda Sozinho! Essa não é uma caminhada solitária... Jesus nos deixou o Seu Espírito... E também nos deixou nossos Discipuladores...! Precisamos “Uns dos Outros”!



2.2 – Modelo Exemplar: I Cor 11:1 – Esse é o nosso Padrão...! E como Discipuladores, precisamos ter um Caráter de Excelência, pois seremos Modelo para formar outros... Não queremos reproduzir nos outros os nossos erros, defeitos e falhas de caráter...!

2.3 – Submissão e Humildade: Sem a Humildade de se deixar tratar, sem estarmos Submissos a alguém que exerça autoridade sobre nós, jamais avançaremos no Discipulado, no Moldar o Caráter. Precisamos delegar a alguém a Autoridade sobre nós!



Ilustração: Pastor me pedindo: “Mande em mim”!
2.4 – Prestação de Contas: Tudo o que fizermos, devemos prestar contas a alguém! Não somos “soldados sem quartel, sem general”, Não fomos largados no mundo sem termos uma Autoridade sobre nós, sem termos responsabilidades ou sem alguém a quem devemos dar satisfação. Deus instituiu Suas Autoridades Representativas para Cuidar de Nós! RM 13:1-6!!!

2.5 – Novas Ações: Mudamos o nosso Caráter quando Mudamos as nossas Atitudes! O Evangelho traz Mudança de vida, mente, comportamento, caráter... Conversão é “mudar de rumo”!



2.6 – Confrontação: I COR 4:14 “Não vos escrevo essas coisas p/vos envergonhar, pelo contrário, para vos admoestar como a filhos...”! Ás vezes o Discipulador fica com vergonha de “Admoestar/Confrontar”...!!!




III- ATRAVÉS DA AÇÃO PODEROSA DE DEUS

Deus nos criou a Sua Imagem e Semelhança, mas com o Pecado, essa Imagem foi “desfigurada, deturpada, desviada”. Só Deus é quem pode restaurar essa Imagem d'Ele em cada um de nós, pois Ele sabe como nos fez, Ele nos conhece, Ele nos projetou...



Ilustração: Deus mostrou esse trabalho de Transformação de Caráter a Jeremias, levando-o a um Oleiro: JER 18:1-6,11!

Quando existe algum mau hábito que tem deformado o nosso caráter, devemos entregá-lo ao Senhor e confessar para Ele e dizer: Sr.! Não Consigo... Aí Ele vem com a sua Misericórdia e Amor e Faz um Milagre...!



CONCLUSÃO: Deus Mudou o Caráter de Vários Líderes, sem Nunca Desistir deles, mas “Os Disciplinou”: Moisés, Jacó, Davi, Pedro, Eu, Você, Nós e os Nossos Futuros Discípulos...!!!

Hoje, até no Mundo Secular as Empresas tem Valorizado as Pessoas de Bom Caráter e estão Descartando as de Mau Caráter...!!!

Descobri numa Leitura de um Livro sobre Liderança que o que mais Derruba Líderes no Mundo Não é Falta de Preparo ou Conhecimento, mas Falta de Caráter!

Essa Mudança começa com uma Decisão, aí vem uma Ação, da Ação vem uma Prática, da Prática vem o Costume e do Costume vem o Caráter...!

Artigo recebido por email sem identificação do autor 
Divulgação:
estudosgospel.Com.BR |


Aprender pra ensinar


Aprender pra ensinar” Mateus 28.18



-Introdução: Ensinar é evangelizar. Ninguém é tão vazio de experiência ou conhecimento que não possa ensinar algo e ninguém é tão pleno que não tenha nada a aprender. Isso é humildade.  Como o semeador não escolheu o terreno onde a semente caía, devemos lançar a Palavra de Deus a todos os corações, certos de que quem dá o crescimento é Deus (Marcos 4.1-14).

Jesus se fez como criança para aprender e como Mestre para ensinar. O ‘ide’ ordenado por Jesus, passa pelo discipulado de vidas e se conclui no ensino quando diz “ensinando-os a aguardar todas as coisas” (Mateus 28.19). Esta também pode ser considerada a parte mais difícil da missão, pois muitas pessoas não querem aprender.

Como ensinar a aprender com Jesus?

Vamos refletir como Jesus ensinava as pessoas:




1- Jesus falava a LÍNGUA do povo:

Marcos 4.34 “E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos”.

O idioma falado por Jesus era o aramaico, mas também sabia palavras hebraicas, que usava no meio judeu e religioso, também conhecia expressões gregas utilizadas no comércio1. Mas de modo geral, Jesus sabia se comunicar com as pessoas e contava histórias do dia a dia do povo.

A linguagem como meio de transmitir conhecimento precisa ser atualizada e reformulada a cada momento de modo a falar a língua do outro para que este entenda. Muitos conceitos são desgastados com o uso em excesso ou o mau uso de termos que deixam de representar o significado original. É o que acontece com a teoria. Esta parte da contemplação da prática, mas na tentativa de esgotar seu conteúdo dificulta-se a compreensão e até mesmo a transmissão da prática.

O ensino deve ser na língua do povo!

2- Jesus ensinava o CONTEÚDO da Palavra de Deus:

João 5.39 “examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

Tudo que Jesus fazia era para exemplificar a Palavra de Deus de forma simples que as pessoas entendessem. Tudo que Jesus fez foi para cumprir as Escrituras. O que antes eram apenas teorias e mandamentos agora foi encarnado na pessoa de Cristo.

Nossa matéria de ensino é a Palavra de Deus. Há muitos métodos pedagógicos presentes no mundo hoje. A igreja também tem uma missão educadora e muitas vezes esteve na vanguarda da educação, outras deixou-se conduzir pelas tendências pedagógicas ou até mesmo conteúdos massificados na sociedade e por outras vezes deixou de cumprir sua missão docente. Mas através da história vem se reerguendo e levantando vidas à medida que redescobre sua missão.

O conteúdo do ensino deve ser a Palavra de Deus!

3- Jesus proporcionava EXPERIÊNCIA aos discípulos:

Lucas 10.1 e 17 “Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!”.

Jesus ensinava os seus discípulos e permitia que tivessem suas próprias experiências. Por isso às vezes deixou-os sozinhos no mar, para que tivesse oportunidade de exercer a sua fé (Marcos 6.45-52). Também orientou os discípulos como evangelizar (Marcos 10.1-12), permitiu que saíssem para iniciar seu ministério e quando voltaram ouviu as suas experiências (Lucas 10.17-20).

Na construção do conhecimento, uma troca de experiências acontece quando se descobre que nem o próprio conhecimento está pronto. Precisa ser construído e cada pessoa com suas experiências é uma peça importante desse quebra-cabeça que ao ser montado revela o horizonte do conhecimento.

Quando vamos ensinar, o conteúdo a ser ministrado, precisa ter ligação com a prática e o cotidiano do aluno. Essa ponte deve ser proporcionada pelo professor, talvez não inteiramente, mas um primeiro passo partindo do seu lado para que o aluno venha de encontro e faça a ligação de um extremo com o outro.

O ensino deve ser experimental e não apenas teórico!

4- Jesus ensinava VALORIZANDO as pessoas:

Lucas 13.22 e 26 “Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas”.

Jesus sabia o valor que as almas têm para Deus e por isso enfatizava a valorização da pessoa e sua cultura. Por onde Jesus andava estava o tempo todo ensinando alguma coisa. As pessoas que conheciam Jesus o chamavam de Mestre porque ouviam seus ensinos e se sentiam valorizadas pelo amor que lhes demonstrava.

Por muitas vezes na história, as posições e posturas de aluno e professor foram dispostas de maneiras injustas. Isso se refere o antigo modelo bancário onde o professor está muito acima do aluno e também a modernos conceitos onde o professor se põe no nível do aluno ou submisso a suas exigências2.

Na verdade uma balança poderia ser posta aqui. Os pesos podem variar em muitos momentos sem diminuir nenhum dos papéis embora os permitindo subir e descer conforme a contribuição que cada um tem a oferecer no processo educativo. Com certeza há o momento em que os dois lados se nivelam de maneira que um pode enxergar o outro lhe dando o direito de voz.

Ao ensinar, trazemos nossa contribuição pessoal e cristã para ser somada à experiência de todos na comunidade de fé e juntos crescemos em direção a Deus. Para que o ensino seja eficiente, precisamos conhecer as pessoas e estar aberto para ouvir.

Nossa visão deve ser aberta para enxergar as almas. Não somente aquelas que estão dentro da comunidade, mas toda a sociedade onde estão inseridos.

O ensino deve valorizar as pessoas!

Ser discípulo é ser aprendiz!

-CONCLUSÃO:

Não existe um método pronto para ensinar. Técnicas podem ser aprendidas, criadas ou adaptadas de acordo com o contexto. Experiências são feitas, e de acordo com os erros e acertos, novos caminhos são descobertos. Há muitos fatores, políticos, econômicos, sociais e outros, impedindo que o conhecimento esteja ao alcance de todos.

A Igreja como movimento cristão, deve seguir o exemplo de Jesus, precisa ser agente libertadora nessa busca do aprendizado. Como cristãos devemos levar a cruz de Cristo como andaime que proporcione a todos atingir o alvo da salvação. Salvação essa que ultrapassa o conceito espiritual e atinge o ser humano como um todo. O mundo precisa ser salvo da ignorância, da violência, da pobreza, das enfermidades que assolam vidas pela falta de um trabalho educativo que promova a prevenção e crescimento.

Não há como ensinar sem entrar no processo de aprendizado. Para discipular é preciso ser discípulo do Mestre. Por isso como líder o pastor deve buscar o conhecimento como alimento para suas ovelhas.

Figura de linguagem

Figuras de Linguagem Márcia Fernandes   Professora licenciada em Letras Figuras de Linguagem , também chamadas de  figuras de estilo , são r...