sábado, 30 de junho de 2018

Obreiro Aprovado

O Estudo para Obreiros está dividido em seis tópicos; O Poder da Santificação, O Poder da Fé, O Obreiro e seu Significado, O Obreiro e suas Funções, O Chamado e As Características do Obreiro Aprovado

O Poder da Santificação

Deus nosso Pai é Santo, e todos os que se achegam a Ele devem se santificar em semelhança a Ele. A sua semelhança. Rf Gêneses 1:26,27 -Versão ARA26. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. "  Efésios 5:1 -Versão ARA1. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

Ef 5:1 e Levítico 11:44 -Versão ARA44. Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.

Lv 11:44 Porque EU SOU o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo. Todos nós queremos os sinais, os milagres as curas e libertações, queremos ser usados e ver o poder de Deus manifestar-se em nossas vidas, pois queremos cooperar na obra de Deus, mas não esqueça, que é necessário fazer a coisa certa da maneira certa. Em Atos 8:14-23 Versão ARA14. Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; 15. os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; 16. porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. 17. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. 18. Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, 19. propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. 20. Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. 21. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22. Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; 23. pois vejo que estás em fel de amargura e laço

Atos 8:14-23 Deus manifesta seu poder através da imposição de mãos dos Apóstolos, então um certo Simão vendo o poder de Deus na vida dos Apóstolos, logo quis o mesmo poder pra sua vida, então ele ofereceu dinheiro aos Apóstolos para que ele também recebesse o poder do Espirito santo, versículos 18,19,  porém, Pedro em resposta afirmou que ele não teve parte no ministério porque seu coração não era reto diante de Deus, versículos 20,21 e logo em seguida o apóstolo Pedro ordenou que Simão se arrepende-se dos seus pecados, ficando claro que o arrependimento é o primeiro passo no processo de santificação, Ver também, Provérbios 28:13 -Versão ARA13. O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará Misericórdia

Provérbios 28:13,1 João 1: 9 -Versão ARA9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 Jo 1:9, 1 Corintios 6:11 -Versão ARA11. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

1 Co 6:11, Atos 3:19 - Versão ARA19. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,

At 3:19, Tiago 4:8-10 -Versão ARA8. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

Tg 4:8-10.

 

A palavra Santo significa separado para Deus, ou seja, separado do pecado, vejamos alguns exemplos de pecados que a Bíblia nos revela que são abominação ao Senhor.

Em Gálatas 5:19-21 diz:” Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas”.

A Mentira:  Jesus disse que ele é a verdade e também em 1João 2:21 nos diz que nenhuma mentira vem da verdade. e em  Apocalipse 21;8,27 a Bíblia nos revela que toda mentira será exterminada.

Maledicência: Tiago 4:11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. (ver também Efésios 4:29 -Versão ARANão saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. (Ef 4:29) E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia do Senhor Ef 4:30).

Desobediência. Romanos 13:1-2 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. (ver Efésios 2:2 -Versão ARAnos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
Ef 2:2)

Santo é aquele que nasceu de novo (João 3:3-6 -Versão ARA3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

Jo 3: 3-6),tornando-se um novo homem(Efésios 4:22-3222 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. 25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.Ef 4:22-32) e que são por natureza participantes da vocação celestial(Hebreus 3:1 -Versão ARA1. Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,

Hb 3:1).

A santificação, é exigida por Deus ao longo de toda a Bíblia. Vejamos!

No velho testamento. Êxodo 19:10,11,14,15 -Versão ARA 10. Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes 11. e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o SENHOR, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai. 14. Moisés, tendo descido do monte ao povo, consagrou o povo; e lavaram as suas vestes. 15. E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

Ex 19:10,11,14,15DEUS ordenou a Moisés que santificasse o povo para que Ele descesse no monte Sinai, e em Números 11:17,18 -Versão ARA17. Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente. 18. Dize ao povo: Santificai-vos para amanhã e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do SENHOR, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Íamos bem no Egito. Pelo que o SENHOR vos dará carne, e comereis.

Nm 11:17,18, Josué 7:13 -Versão ARA13. Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.

Josué 7:13, em 1 Samuel 16:5 -Versão ARA5. Respondeu ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. Santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou para o sacrifício.

1 Samuel 16:5, e em Joel 2:15-19 Versão ARA15. Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. 16. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. 17. Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus? 18. Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo 19. e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.

Joel 2:15-19.

No novo Testamento: Efésios 4:24 diz: “e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade”; em Hb 12:14 fala:Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.  1 Pedro 1:16 Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. (ver 1 Tessalonicenses 3:13 -Versão ARA13. a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.1 Ts 3:13 e Lucas 1:74,75 -Versão ARA74. de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, 75. em santidade e justiça perante ele, todos Lc 1:74,75)

O diabo não teme título como: pastor, obreiro, teólogo, doutor, etc. Ele teme ao que anda em santidade, ele não respeita diplomas nem a aparência do homem, nem beleza, ou quem fala com eloquência, ele respeita quem é santo. Quem não anda em santidade pode ser envergonhado pelo inimigo, em Atos 19:13-17 -Versão ARA13. E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. 14. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. 15. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? 16. E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa. 17. Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.Atos 19:13-17 há o exemplo dos sete filhos de Ceva o judeu, foram envergonhados. Em Efésios 6:12 diz porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Este texto fala dos nossos adversários, do inimigo das nossas almas, descrito em 1 Pedro 5:8 -Versão ARA8. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para deve

1 Pedro 5:8. Nós só teremos vitória através da santidade e submissão à vontade de Deus (Tiago 4:7 -Versão ARA7. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Tiago 4:7,  Josué 7:13 -Versão ARA13. Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.

Js 7:13 diz: Levanta-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Anátema há no meio de vós, Israel; diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema do meio de vós.

De acordo com o texto acima, percebemos que para vencermos os nossos inimigos devemos nos separar do pecado e não concordar com ele, (ver Romanos 1:32 -Versão ARA32. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

Rm 1:32).Quando você for ministrar em uma pessoa, você pode passar ou receber algo, ou seja, se você não tem a luz (Cristo) que vem da santidade, você vai passar as trevas que provem do pecado ou receber as trevas dessa pessoa, (ver Romanos 1:11 -versão ARA11. Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados,"

Rm 1:11).A santidade atrai o poder de Deus, mas o pecado atrai a maldição, pois quem é santo só teme a Deus e tem toda confiança nele (Mateus 10:28 -Versão ARA28. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

Mt 10:28), quem teme a Deus só se ocupa com o que é santo (Filipenses 4:8,9 -Versão ARA8. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 9. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.Fp 4:8,9). Pois:

Em Isaías 8:13  diz: Ao SENHOR dos Exércitos, a Ele santificai; e seja ele o vosso temor, e seja Ele o vosso assombro.Em 2 Corintios 6:17  Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;O Poder Da Fé

Mc 16:17,18  “E estes sinais seguirão aos que creem”

Todo obreiro, precisa compreender e usar o poder da fé, da fé que Deus já lhe deu, você pode pensar que Deus deu uma fé maior aos apóstolos ou a outro homem de Deus que você já ouviu falar, e que pra você ou pra nós dessa geração não foi dado uma fé como a dos apóstolos. Você está enganado, em Romanos 12:3 -Versão ARA 3. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Rm 12:3 a Bíblia diz que Deus, repartiu uma medida de fé com cada um de nós, em Judas 1:3 -Versão ARA3. Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas
Judas 1:3 nos fala da fé que de uma vez por todas foi dada aos santos, então toda fé que qualquer crente precisa Deus já deu, ou seja, a mesma fé que Ele deu aos apóstolos ele também nos deu. Nós só precisamos pegar essa verdade e pôr em prática. Jesus quando enviou os discípulos ele disse: e esses sinais seguirão aos que creem.

Em João 11:40 -Versão ARA 40. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?"

Jo 11:40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus. Fica claro que a nossa fé é responsável em gerar o milagre, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (Romanos 10:17 -Versão ARA17. E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Rm 10:17, e Deus espera que você leve  a palavra dele a sério (Hebreus 11:6 -Versão ARA6. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos
Tg 1:22). Então Jesus disse que no nome dele você expulsaria os demônios, de certo que se você estiver em santidade e crê, isso vai acontecer, obreiro você precisa crer pois, tudo que você precisa para expulsar demônios, curar os enfermos ou qualquer outro milagre Jesus já conquistou na cruz, ele já nos deu todo poder que precisamos. (ver Lucas 10:19 -Versão ARA19. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará
Lc 10:19, Marcos 6:7,12,13 -Versão ARA7. Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. 12. Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse; 13. expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo."
Mc 6:7,12,13).

Certa vez em Marcos 9:17-19 -Versão ARA17. E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; 18. e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam. 19. Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo.

Mc 9:17-19 os discípulos de Jesus não puderam expulsar o demônio de um menino, segundo Jesus o motivo foi a incredulidade, em Mateus 17:20 -Versão ARA20. E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível." Mt 17:20 Jesus disse: “por causa da vossa pouca fé”, então o que você precisa é crer e não duvidar (Mateus 21:21 -Versão ARA 21. Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;

Mt 21:21 e Marcos 11:23 -Versão ARA23. porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, Mc 11:23).  Marcos 9:23 -Versão ARA23. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo Mc 9:23 E Jesus disse-lhes: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Note que Jesus disse tudo é possível ao que crer, ele não disse ao apóstolo, mas ao que crer, pois Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34 -Versão ARA34. Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de  pessoas At 10:34 Romanos 2:11 -Versão ARA11. Porque para com Deus não há acepção de pessoas

Rm 2:11), ou seja, se você também crer tudo será possível a você, use o poder de sua fé. Lembre-se Estevão, foi escolhido como diácono porque era homem de fé, Deus escolhe homens de fé.  Atos 6:5 -Versão ARA5. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
At 6:5 afirma: E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo.

Significado, Funções e Características do Bom ObreiroObreiro, qual o seu significado?

Em Mateus 9:36 -Versão ARA 36. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
Mt 9:36 Jesus se comove com a condição e necessidade do homem, e em Lucas 6:12,13 -Versão ARA12. Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:" Lc 6:12,13 diante de tal necessidade Jesus sobe ao monte e passa a noite orando ao Senhor da seara, é fácil imaginar Jesus orando ao Pai naquela noite se derramando em lágrimas pelas cidades, povoados, pelas famílias, pelos doentes, endemoniados, e por todos os povos em toda parte tal é a condição miserável do homem no pecado logo todos estão condenados ao inferno. Por essa razão Ele orava pedindo ao Pai que mande os Obreiros, e ao voltar no dia seguinte, escolheu doze e empenhou-se intensivamente por três anos para formá-los capacitá-los e depois enviá-los como Obreiros.

Obreiro é aquele que trabalhar ou exerce uma função na casa do Senhor, segundo aquilo que lhe é entregue por ordenança para obra em Cisto Jesus, desde Obreiros consagrados, àqueles que são chamados para fazer a obra na casa do Senhor Jesus Cristo, tantos quantos Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, pastores, Mestres, e qualquer que tiver um ministério na casa do Senhor. Foram chamados para trabalhar na casa de seu DEUS e Senhor Jesus Cristo, com dedicação e ordem, para ser louvável seu esforço e glorificado o nome do Senhor pela obra de suas mãos, e te fazendo assim honrado perante a face do Senhor,usando sempre de amor para com a obra naquela que te amou primeiro, (“Amarás o Senhor teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo”Mateus 22:37-39 - Versão ARA 37. Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38. Este é o grande e primeiro mandamento. 39. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mt 22:37-39).(“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros. João 13:34 - Versão ARA34. Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.Jo 13: 34).

Lembrando que tanto os que ensinam quantos os que aprendem, são servos e filhos de DEUS e herdeiros de suas promessas, logo somos todos iguais perante Aquele que nos criou, a saber, o Senhor Jesus; como diz em Romanos 12:4,5,9 - Versão ARA 4. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5. assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, 9. O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem." re. Se todo obreiro é o que realiza uma obra, podemos dizer com isso, que a nossa vida e nossos atos, gestos e pensamentos, são frutos de nossas obras; por isso devemos lembrar que não só na igreja, nossas obras devem ser boas, visto que: “O Senhor tem olhos como chama de fogo e que tudo vê”.

O que aumenta a importância desta palavra é o fato de que o Senhor retribui ao homem segundo a sua obra (ver Jó 34:11 - Versão ARA 11. Pois retribui ao homem segundo as suas obras e faz que a cada um toque segundo o seu caminho." Jó 34:11); entendemos com isso que dos homens podemos esconder nossas obras, porém não do Senhor nosso DEUS, que tudo vê, e há de retribuir com justiça. 1 Corintios 3:12-15 - Versão ARA12. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13. manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15. se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através 1 Co 3:12-15,

Obreiro qual sua função?

Em Atos 6:1-7 - Versão ARA 1. Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4. e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7. Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé." Atos 6:1-7 a Bíblia diz que os discípulos eram uma grande multidão e que crescia ainda mais o número deles, e por esta razão os Apóstolos não davam conta de servir e ensinar ao mesmo tempo, por isso ouve necedade de escolher alguém para servir, trabalhar, auxiliar nesses ministérios.

De certo que tanto em Lucas 10:2 - Versão ARA 2. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara
Atos 6:2 a função do obreiro é trabalhar, servir auxiliar na obra de Deus, é como no caso de uma grade seara ou plantação que uma só pessoa não dará conta de fazer todo trabalho sozinha, preparar o solo, plantar e colher, ele precisa de cooperadores, e a função desses cooperadores é também preparar o solo, plantar, cuidar e colher, ou seja, trabalhar servir, da mesma forma que em Atos 6:4 - versão ARA4. e, quanto a nós, nos consagraremos à oração
Atos 6:4 os Apóstolos tinham que se dedicar a oração e ao ensino e pregação da palavra, da mesma forma são os pastores hoje, e assim como os Apóstolos precisaram de obreiros para ajudarem no serviço, para que eles tivessem tempo para orar, pregar e ensinar, também os pastores precisam de obreiros para lhe auxiliarem na obra de Deus, obreiros prontos para servir, visitar, limpar a igreja, ministrar oração, servir o povo, os irmãos e etc. Jesus disse; (Marcos 10:44 E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. 45 Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos).

Pastores e Obreiros

Pastores: Estes são os que têm a obrigação de apascentar as ovelhas, ou seja, o povo de DEUS. O Pastor é também o mestre da igreja, aquele que tem a função de conduzir aos fiéis o caminho que leva ao Senhor (ver Efésios 4:11 - Versão ARA11. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,Ef 4:11).

Obreiros ou Diáconos, como a Bíblia os chama; Estes são os que foram escolhidos pela Igreja, para servirem o ministério, auxiliando os pastores na serviço do ministério, o obreiro recebe a consagração da igreja e devem ser experimentados antes de serem introduzidos definitivamente ao cargo com consagração ver Atos 6:1-7 - Versão ARA 1. Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4. e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7. Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé." Atos 6:1-7, 1 Timóteo 3:8,10,13 - Versão ARA8. Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, 10. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. 13. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.1 Tm 3:8,10,13. no verso diz;  10. E também estes sejam primeiro provados), depois sirvam, se forem irrepreensíveis. No verso 13 Fala que os que servem bem ganharão posição e confiança na fé, 1Tm 3:13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

De certo que pastor é aquele que foi escolhido por Jesus para apascentar o rebanho de Deus, em Atos 20:28 diz; Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue, e em 1 Pedro 5:2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto).

Obreiro e aquele que auxilia o pastor a apascentar a igreja, portanto está sempre pronto e disposto ao serviço da igreja que foi confiada ao pastor.

Fica claro que o obreiro, deve estar pronto ou preparado para toda boa obra, a Bíblia diz que nós não somos salvos pelas boas obras Efésios 2:8-10 - Versão ARA8. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9. não de obras, para que ninguém se glorie. 10. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Ef 2:8-10, mais no verso 10 ela diz que somos salvos para as boas obras que Deus de antemão preparou para andássemos nelas,

Ver  também; Colossenses 1:10 - Versão ARA10. a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;" Cl 1:10 para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus, 1Tm 5:10 tendo testemunho de boas obras, se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda boa obra, Ver; 2 Timóteo 2:19-21 - ARA19. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. 20. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. 21. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra." 2 Tm 2:19-21 pois de certo que há aqueles que não tem nem dão testemunhos de boas obras e esses são reprovados. Tito 1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados 16. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra, Mt 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

A Bíblia diz que Jesus morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si, mais para aquele que morreu e ressuscitou por eles, 2 Corintios 5:15 - Versão ARA15. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2 Co 5:15, na verdade Deus espera de cada um de nós, que assumamos um compromisso no projeto de salvação que Deus preparou desde a fundação do mundo, pois Jesus deu sua vida por amor a humanidade, ele mesmo disse que não há amor maior que alguém dá a vida pelos seus amigos João 15:13 - Versão ARA13. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos Jo 15:13, Deus deseja que você se esforce nesse projeto e dê muitos frutos, Jo 15:1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 16. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça

O bom obreiro dar muitos frutos,

mais o mau obreiro não dar frutos, por isso é chamado servo mal e infiel, Mateus 25:14-30 - Versão ARA 14. Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25. receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27. Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes." >Mt 25:14-30 e também em Mt 3:8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, 9. E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

O Chamado EM 1º LUGAR

Há uma Chamada por parte do Senhor Jesus Cristo.

DEUS tem um chamado e um propósito com todo o povo da face da terra, porém é dado a este povo livre arbítrio para aceitar e receber este chamado.João 15:16 - Versão ARA 16. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." Jo 15:16O Senhor tem nos escolhido, e nós nos entregamos a Ele, e guando nus rendemos ao Senhor, damos o primeiro passo que é recebe-lo e aceitar o seu chamado.2 Timóteo 1:9 - Versão ARA 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2. ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 3. Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 4. Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5. pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 6. Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. 7. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 8. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9. que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10. e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, 11. para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 12. e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. 13. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. 14. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. 15. Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes. 16. Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas; 17. antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar. 18. O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso."2 Tm 1:9.

EM 2º LUGAR

Há uma eleição em Cristo.Romanos 8:30 - Versão ARA 30. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a Rm 8:30

Todo aquele que está em Cristo tem uma função, uns para ministério e outros para banco; os de ministério específico como Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, Obreiros, Pastores enfim com seu ministério; os do banco não menos importantes, uns para intercessão, outros para oração, outros para testemunho e assim por diante segundo a obra de DEUS. Assim após aceitar o chamado, é escolhido segundo a obra do Senhor, ou seja, eleito para o ministério, Colossenses 3:12 - Versão ARA 12. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade."  3:12. 2 Tessalonicenses 2:13,14 - Versão ARA 13. Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, 14. para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.2 Ts 2:13,14

EM 3º LUGAR

Há revelação da eleição.

Ao anjo de sua igreja, haverá por parte do Senhor uma revelação do seu ministério, seja por profecia, por visão, por sonho, de acordo com a vontade do Senhor, contudo seja qual a forma que é dada a revelada ao anjo da igreja, o pastor, esta revelação posta em prática levanta e começa a preparar o obreiro. (ver Romanos 16:25 - Versão ARA 25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,
Rm 16:25).

EM 4º LUGAR

Há preparação realizada por Jesus e pela igreja.

A Palavra do Evangelho de Cristo Jesus nos ensina que o que ligardes na terra há de ser ligado no céu (ver Mateus 16:19 - Versão ARA 19. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus."
Mt 16:19), com isso é feito uma preparação nesta terra para se ligardes e confirmardes com a preparação dada pelo Espírito Santo de DEUS, que habita sobre estas vidas, sendo então ligadas no céu.

EM 5º LUGAR

Há uma consagração por Jesus e pela igreja.

Depois disto o obreiro aprovado pela confirmação citada acima, ele é consagrado por Jesus (que previamente o escolheu e o capacitou), e pela igreja que o recebe o confirma no ministério. Atos 1:23-26 - Versão ARA 23. Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias. 24. E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido 25. para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. 26. E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos." rel="tooltip" style="box-sizing: border-box; border: 0px rgb(225, 225, 225); cursor: help; display: inline-block; margin: 0px; padding: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; vertical-align: baseline;">At 1:23-26, Atos 15:22 - Versão ARA 22. Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
At 15:22

Qualificações para o Chamado.Novo Nascimento-João 3:3 - Versão ARA 3. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Jo 3:3, 2 Coríntios 2:14-16 - Versão ARA 14. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente
2 Cor 2:14-16Revestimento e poder- Lucas 24:47-49 - Versão ARA 47. e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48. Vós sois testemunhas destas coisas. 49. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais Lc 24:47-49, Atos 1;8Sabedoria- Lc 2;52, Gl 6;1, Ef5;15Humildade- 1Cor 2;27-29, Tg 4;5-10Conhecimento Bíblico- Mt 22;29, Lc 24;45, Jo 5;39Coragem- Mg 3;8 Ef6;20, 2Tm 1;7Zelo- Mt 5;37Características do Obreiro Aprovado

Maus obreiros


Às vezes não é tão difícil como se pensa reconhecer um mal obreiro. A Palavra de Deus está cheia de subsídios para isso. Observemos, por exemplo, o texto em III João 9-10.

“Escrevi algumas palavras à igreja, mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas. Não contente com isto, não acolhe os irmãos, impede os que querem recebê-los, e os expulsa da igreja.”

Pronto. Eis um quadro acabado de um péssimo líder.

Observe que João diz que Diótrefes “gosta de exercer a primazia”. Maus obreiros adoram a ribalta. Não gostam de servir. Você não os vê varrendo a igreja. Ajeitando as cadeiras. Eles estão sempre prontos para o púlpito. Para as luzes. Normalmente chegam na igreja quando tudo já está pronto, como um astro de cinema que só surge no momento de aparecer em cena. Servir à igreja é sinal óbvio de quem um dia pretende liderar.

Diótrefes não era assim. Só sentia-se à vontade se fosse o alvo das atenções. Não gostava de dividir sua glória com ninguém.

Por isso não gostava de João. O apóstolo tinha um nome forte em toda a igreja da época (e de hoje, é claro). Era o discípulo a quem Jesus amava. O que foi confiado a proteção de Maria, mãe do Salvador. O único que teria morte natural. Não era pouca coisa. Era tão – ou mais – respeitado que Pedro, Tiago ou Paulo. Ao contrário de Diótrefes, era discreto. Sempre foi discreto. A tal ponto que, ao escrever seu Evangelho, faz referência a si mesmo como um simples jovem que estava lá.

Com João presente, Diótrefes perdia seu brilho. Líderes como ele vivem em pé de guerra com qualquer coisa que chame mais a atenção do que sua pessoa. Vivem em um mundo de insegurança, onde, a qualquer momento, alguém virá e lhes roubará o lugar. Suas armas eram a calúnia, a difamação e a intriga. Obreiros que falam demais não podem liderar. Obreiros que costumeiramente lançam sementes de contenda entre os irmãos não podem ser separados para o ministério. É um grave risco a todos. À igreja e a eles mesmos.

Quando não conseguia lançar os irmãos contra João, perseguia os que gostavam dele, impedindo-os de recebê-los em suas casas, e punindo com a expulsão da comunidade aqueles que lhe desobedeciam. Temia um motim contra sua liderança.

A questão é que obreiros assim tem, como se diz por aí, o ‘rabo preso’. Ervas daninhas que são, não é difícil encontrar rastros de más obras por onde passam. Por isso João acaba evitando o confronto, para preservar a igreja. E para não pagar o mal com o mal.

Vendo a descrição de Diótrefes, parece que foi escrita ontem.

Porque os erros insistem em ser cometidos.

Neto Curvina

terça-feira, 12 de junho de 2018

Arca da aliança

OS UTENSÍLIOS DO INTERIOR DA ARCA

HB 9.1-4

INTRODUÇÃO:

 

No estudo anterior tivemos a oportunidade de estudar a Arca da Aliança em sua parte externa. Devemos lembrar que a Arca era um baú de madeira, recoberto com ouro com uma tampa chamada "propiciatório", e sobre esta tampa havia dois querubins de ouro maciço, ambos olhando para o centro da Arca. Ela ficava no Lugar Santíssimo, ou seja a parte mais interior do Tabernáculo, onde somente o Sumo-Sacerdote podia entrar uma vez por ano para oferecer sacrifício por si mesmo e pelos pecados do povo. Como vimos, a palavra "propiciatório" vem de um termo hebraico que significa "cobrir", "expiar", cuja idéia principal é que Deus, mediante o sacrifício, não levava em conta os pecados cometidos. Isto nos recorda o fato de que Jesus ao derramar seu sangue no Calvário, fez "expiação" pelos nossos pecados. No dizer de João, Ele é a propiciação pelos nossos pecados, 1 Jo 2.1. Hoje queremos analisar a parte interna da Arca, onde estavam a Vara de Arão, o Pote de Maná, e as Tábuas da Lei, bem como as aplicações e os simbolismos para o povo de Deus nos dias atuais.

 

I . AS TÁBUAS DA LEI – A PALAVRA DE DEUS

 

1. As tábuas da lei, também chamadas de "tábuas da aliança" (tyrb xwl - luwach beriyth) correspondem às tábuas de pedra conferidas a Moisés no Monte Sinai. Elas continham os Dez Mandamentos como preceitos divinos que deveriam ser observados pelo seu povo,  Êx 24.12, "Então, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares". Ver ainda Dt 9.9-11, "9 Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o SENHOR fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água. 10 Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo. 11 Ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança". Estas tábuas deveriam ficar dentro da Arca, no interior do Tabernáculo, como lembrança de que a lei fora transmitida como estatuto perpétuo ao povo de Deus na Antiga Aliança. Um detalhe importante é que estas "... tábuas de pedra também eram chamadas de tábuas do testemunho (Êxodo 31:18), pois nos mostram os atributos de Deus como sendo: zeloso, cuidadoso, fiel e verdadeiro. Ele é santo e justo".(1) Observe o comentário de Andrade:

 

"As tábuas da lei foram colocadas dentro da arca porque os mandamentos constituíam o regulamento da aliança de Deus com Israel. A lei é a Palavra de Deus. Se já recebemos a Cristo em nossos corações, nossa próxima providência deve ser a busca do conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Como escreveu Paulo: "A Palavra de Cristo habite abundantemente em vossos corações. (Cl 3.16)(2)

 

2. É verdade que o povo de Deus na Velha Aliança foi incapaz de cumprir os preceitos divinos, em virtude do pecado arraigado à natureza do homem pela queda de Adão, e ainda dada à própria natureza da Lei. Porém a Lei do Sinai, era um "tipo", um "simbolismo" da lei interior prometida pelo Senhor e que viria através do ministério do Filho de Deus em um tempo posterior. Consideremos aqui as observações de Barrow:

 

"Os dez mandamentos nas duas tábuas de pedras são a base da aliança de Deus com os filhos de Israel (Êxodo 19:5-7). Eles estipulam quais são os justos requerimentos da lei, sem ajudarem aos filhos de Israel a obedecê-los.

Em razão de os filhos de Israel não cumprirem a parte deles neste concerto (visto que era impossível, Romanos 8:3), Deus prometeu fazer uma nova aliança, "Não conforme a aliança que fiz com seus pais, ... porque eles invalidaram a minha aliança, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR (Jeremias 31:32).

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados (Jeremias 31:33-34)".(3)

 

3. Nesta Nova Aliança precisamos aprender a valorizar a Palavra de Deus em nossas vidas. Certamente a ação dela em nós irá determinar o tipo de vida cristã que levaremos. Ela certamente nos dará a direção certa para vivermos a vida em Deus. Ela é viva e produz vida! Hb 4.12, "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". Quando valorizamos a Palavra, nossa comunhão com Deus cresce, nossa vida em Deus enriquece. Há muitos textos nas Escrituras que nos mostram o supremo valor da Palavra de Deus na vida daquele que é Seu servo:

a) Sl 1.1-3, "1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido". Note que a expressão "o seu prazer está na lei do Senhor" que designa muito bem o que o salmista achava da Palavra de Deus. É preciso trocar o prazer das companhias humanas e dos valores passageiros, pelo prazer do contato diário com a Palavra. O homem que tem prazer em ler e meditar na Palavra de Deus, certamente prosperará em seu caminho – "tudo quanto fizer prosperará". Este foi o segredo de José, no Egito – "O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio", Gn 39.2.

b) Sl 119.105, "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos". Neste exemplo, o salmista afirma que a única direção segura para a vida está na observância da Palavra de Deus. Sabemos da importância da luz para iluminar as trevas. Com toda certeza, somente a Palavra de Deus pode iluminar o nosso caminho, nos mostrando as armadilhas e artimanhas do diabo o Príncipe das Trevas. Quando temos a Palavra de Deus como condutora em nosso caminho, ficaremos livres de muitas decepções, enganos, erros, que certamente marcam a existência de muitas vidas que caminham sem rumo!

4. Sim, precisamos beber da Palavra de Deus! Ela precisa "habitar ricamente em nós", para podermos ser transformados à imagem de Cristo.

 

II. O MANÁ – PROVISÃO DE DEUS

 

1. O maná (Nm - man) foi o alimento dado por Deus durante a caminhada de quarenta anos de seu povo pelo deserto, Êx 16.14-15, "14 E, quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. 15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o SENHOR vos dá para vosso alimento". Dt 8.3, "Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem".

2. Sabemos que o alimento material, o pão nosso de cada dia, constitui-se uma das maiores preocupações do homem. Esta preocupação é citada por Jesus quando o Senhor fala das ansiedades e preocupações humanas: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?, Mt 6.25. Calcula-se que pelo menos 30% da população mundial vive em condições altamente precárias sofrendo os horrores da fome. Quando falamos de maná, não estamos falando apenas de alimento material, embora ele tenha sido dado com esta função, mas estamos falando também do alimento espiritual, da provisão de Deus para seus filhos. Veja as observações de Barrow:

 

"Maná era o alimento que descia de Deus diariamente para sustento dos Israelitas no deserto durante os quarenta anos da jornada para Canaã. A maneira que ele era enviado exigia da nação de Israel o desenvolvimento de autodisciplina. O maná somente chegava de manha cedo com o orvalho (Êxodo 16:13-14). Quando o sol surgiu, ele teria evaporado (Êxodo 16:21). O maná tinha de ser colhida diariamente, qualquer sobra criava bichos e cheirava mal (Êxodo 16:20), e eles deveriam colher uma porção dobrada no sexto dia, pois não seria enviado no sábado (Êxodo16:22-27). Era chamado Maná, porque em Hebraico isto quer dizer: ‘o que é isso?’. Parecia semente de coentro e seu sabor era como bolos de mel (Êxodo 16:31). O Senhor ordenou a Moisés para que enchesse um ômer com Maná e o guardasse como memorial para as gerações futuras, para que vissem como Deus alimentou os Israelitas no deserto (Êxodo 16:32-33). Este é o Pote de Ouro com Maná "escondido", que ficava no Tabernáculo (Ap 2:17)".(4)

 

Note ainda o comentário de Andrade:

 

"Este foi o alimento que Deus enviou para o povo no deserto, ao qual chamavam de "pão do céu". No evangelho de João, capítulo 6, o próprio Jesus se compara ao maná, dizendo: "Eu sou o pão que desceu do céu." Para que a presença de Deus possa estar na vida de qualquer pessoa, o primeiro passo é receber o Senhor Jesus como Salvador. Não existe outra maneira de se estabelecer a aliança com Deus. Não há nada que alguém possa fazer para se aproximar de Deus, a não ser por meio de Jesus Cristo. Assim como o maná sustentou o povo no deserto, Jesus é o sustento para as nossas almas. Só nele a alma humana encontra sua plena satisfação".(5)

 

3. Quando Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, o tentador sabendo que o mestre estava sem comer há quarenta dias, sugeriu que Ele transformasse pedras em pães: Mt 4.3, "Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". Pela resposta do Senhor, percebemos que embora o pão seja essencial, o alimento mais importante para o homem é a Palavra de Deus: "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus", Mt 4.4.

4. O maná com toda certeza, é um tipo de Jesus: é o alimento que desceu e desce do céu para o sustento do seu povo.

Jo 8.31-35, "31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu. 32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. 33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede".

a) Note que nesta passagem das Escrituras, o Senhor está fazendo uma comparação entre o "maná", alimento dado para sustento do povo durante a caminhada pelo deserto, e Ele próprio, que é o pão que desceu dos céus. Lembre-se que da mesma forma que o maná descia do céu, Jesus também desceu do céu, como alimento espiritual daqueles que o recebem como Senhor de suas vidas.

b) Um fato importante a destacar é que o alimento material - "maná" supria a necessidade do povo apenas por um dia e não podia ser guardado para o dia seguinte: Êx 16:20, "Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles". Já o "Pão do Céu" – Jesus, nos alimenta para sempre: "Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede", Vs. 35. Novamente temos Barow:

 

"A chave da resposta é o Pote de Ouro. O Pote de Ouro iria durar para sempre. Ele era redondo, indicando a eternidade, e de ouro, indicando ser ‘de Deus, divino’. O Pote de Ouro indica vida eterna. Nossa vida necessita estar ‘escondida com Cristo em Deus’ (Colossenses 3:3) e nós necessitamos conhecer ‘Cristo, que é a nossa vida’, o ‘zoe’ (Grego) vida eterna (Colossenses 3:4). O Maná escondido foi um memorial de como Deus sustentou Seu povo em uma situação impossível. Cristo é real, e disponível para todas as pessoas em qualquer idade ou em qualquer circunstância. A questão é: o quanto Ele significa para nós? O que fazemos enquanto desfrutamos de tempo e energia para servi-lo? Também quando nós passamos por apertos e Ele nos socorre, experimentamos seu suprimento de vida nestas ocasiões, é bom termos um memorial para as futuras situações. ‘E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.’ Jesus ora em João 17:3."(6)

 

5. Jesus é o nosso "maná" espiritual, nosso suprimento diário e eterno!

 

III . A VARA DE ARÃO – O PODER DE DEUS

 

1. A vara de Arão é uma referência à vara seca de amendoeira que floresceu milagrosamente pela ação e poder de Deus na Tenda da Congregação, quando houve um conflito de liderança no meio do povo de Israel, 1. Nm 17.1-10, "1 Disse o SENHOR a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel e recebe deles bordões, uma pela casa de cada pai de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, isto é, doze bordões; escreve o nome de cada um sobre o seu bordão. 3 Porém o nome de Arão escreverás sobre o bordão de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá um bordão. 4 E as porás na tenda da congregação, perante o Testemunho, onde eu vos encontrarei. 5 O bordão do homem que eu escolher, esse florescerá; assim, farei cessar de sobre mim as murmurações que os filhos de Israel proferem contra vós. 6 Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel, e todos os seus príncipes lhe deram bordões; cada um lhe deu um, segundo as casas de seus pais: doze bordões; e, entre eles, o bordão de Arão. 7 Moisés pôs estes bordões perante o SENHOR, na tenda do Testemunho. 8 No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas. 9 Então, Moisés trouxe todos os bordões de diante do SENHOR a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomou cada um o seu bordão. 10 Disse o SENHOR a Moisés: Torna a pôr o bordão de Arão perante o Testemunho, para que se guarde por sinal para filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, para que não morram". Observe aqui o comentário Andrade:

 

"Essa vara era um pedaço de pau, galho da amendoeira, usado, provavelmente, para conduzir o rebanho. Quando Deus quis dar um sinal ao povo, fez com que a vara de Aarão, aquela madeira seca e velha, produzisse brotos, flores e frutos. Isso é extraordinário!

Qual o significado da vara de Aarão para nós? Poder de Deus, ação do Espírito Santo, de maneira que o impossível acontece e maravilhas se realizam. É o poder da ressurreição. Aleluia! O sinal da vara de Aarão nos mostra a ação de Deus quando já se pensa que é tarde demais.

Se já recebemos o Senhor Jesus e já temos adquirido o conhecimento da Palavra de Deus, busquemos ainda ... o enchimento do Espírito Santo. Dessa forma, nossa vida cristã não se resumirá em fé e palavras, mas em manifestação do poder de Deus" (Anísio Renato de Andrade"(7)

 

Outro comentário importante nos vem de Champlin:

 

"Essa vara apresentou botões, floresceu e deu amêndoas, (Ver Num, 17:8). Esse objeto estava associado à arca, e talvez tivesse sido guardado em seu interior, ou posto na frente da mesma, como lembrete sagrado do poder divino sobre o mal. Alguns estudiosos pensam que serve de tipo de Cristo, em seu ‘sacerdócio florescente’. Baal Hatturim. em Nm, 17:5, empresta ama idéia sacerdotal a esse item, Cristo é a ‘raiz que saiu de terra seca’, que é idéia correlata àquela em que uma vara evidentemente sem vida repentinamente voltou a dar fruto (ver Is 53:2). (Ver também Nm 17.1-10 quanto à história da vara que floresceu, e que determinou quais eram os sacerdotes autênticos).(8)

 

3. Este exemplo da Vara de Arão que floresceu, nos mostra como Deus pode dar vida à morte! Em Deus não somente a vida nasce da morte, mas esta "vida" gerada na "morte", se torna altamente produtiva. Falando figurativamente sobre sua morte, que iria produzir vida em abundância, veja as palavras de Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto", Jo 12.24. Certamente, através de sua morte, Jesus pode gerar muitos filhos de Deus, Hb 2.9-10, "9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. 10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles".

4. Hoje, através da evolução científica, podemos ver o homem manipulando a vida a seu bel prazer, através de inseminações artificiais, de bebês de proveta, dos transgênicos, dos clones, etc.. Porém não temos ainda qualquer registro científico que nos mostre uma vara seca brotando, ou um morto de quatro dias, como no exemplo de Lázaro, ressuscitando. A ciência não pode gerar vida a partir da morte. O que é seco, continuará sendo seco; o que é morto, continuará sendo morto. A matéria sem vida certamente se decomporá e desaparecerá da face da terra, ainda que esta decomposição possa durar um milhão de anos! O único que pode produzir vida, é o Deus da Vida, o Todo-Poderoso! Nos é importante aqui destacar o comentário de Barrow:

 

"Uma vara de cada uma das cabeças das doze tribos foi marcada com os respectivos nomes das tribos e colocadas diante de Deus, perante a Arca do Testemunho (Números 17:4). Quando Moisés retornou no dia seguinte, a vara de Aarão havia florescido, produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas maduras. Deus instruiu Moisés a colocar a vara de Aarão novamente diante do testemunho, "para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes"; a fim de prevenir contra futuras murmurações e mortes (Números 17:10).

Isto é a história do Velho Testamento. A aplicação dela está em João capítulo 11. Lázaro, o amigo de Jesus está seriamente enfermo. Jesus amava eles: Lázaro, Marta, e Maria, mas não foi vê-lo imediatamente, esperou ainda dois dias. Isto causou muitos murmurações e discussões. Os próprios discípulos eram os primeiros a murmurar e discutir, especialmente quando Jesus (sem ter sido avisado por ninguém) anunciou que Lázaro adormecera (João 11:11, 14). Marta, Maria e os enlutados eram os próximos a murmurar e discutir. Marta não podia esperar para dizer a Jesus o que ela pensava, ao encontrar Jesus pelo caminho. Maria foi menos direta, mas ainda assim fez a mesma observação que Marta: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido" (João 11:21, 32)".(9)

 

4. Outro detalhe relacionado ao milagre produzido pelo Criador na vara de Arão nos aponta para os impossíveis. Quando não há nenhuma possibilidade de qualquer ação do homem é que Deus entra e age para demonstrar o seu grande poder realizador de milagres e prodígios. Podemos ver muitos exemplos na Palavra de Deus quando "impossibilidades" tornaram-se "possibilidades". Porém queremos destacar apenas dois deles:

a) A passagem pelo Mar Vermelho, Êx 14. 6-16, 21-22, "6 E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo; 7 e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles. 8 Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente. 9 Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. 10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. 15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. 22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda".

b) O cego de nascença, Jo 9.1-7, "1 Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3 Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. 4 É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6 Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, 7 dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo".

5. Temos um Deus que age quando tudo está seco, sem vida! Ele é capaz de colocar vida em uma vara seca! Ele pode dar um novo sabor à tua vida!

 

BIBLIOGRAFIA:

 

ANDRADE, Anísio Renato de. Artigo "A Arca da Aliança". anisiora@mg.trt.gov.br .

BARROW, Martyn. Artigo "A Arca da Aliança". http://www.domini.org/tabern. martyn@domini.org. Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete (05/01). Revisão: Joy Ellaina Gardner (02/02). Calvin G. Gardner 03/02.

BÍBLIA ONLINE. Sociedade Bíblica do Brasil. Versão 2.01. 1999.

CHAMPLIN, Russel Normam. "O Novo Testamento Interpretado". Sociedade Religiosa "A VOZ BÍBLICA". Guaratinguetá-SP.

 

NOTAS:

 

(1) ANDRADE, Anísio Renato de. Artigo "A Arca da Aliança". anisiora@mg.trt.gov.br .

(2) BARROW, Martyn. Artigo "A Arca da Aliança". http://www.domini.org/tabern. martyn@domini.org. Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete (05/01). Revisão: Joy Ellaina Gardner (02/02). Calvin G. Gardner 03/02.

(3) BARROW, Martyn. Op cit.

(4) BARROW, Martyn. Op cit.

(5) ANDRADE, Anísio Renato de. Op. cit.

(6) BARROW, Martyn.

(7) ANDRADE, Anísio Renato de. Op cit.

(8) CHAMPLIN, Russel Normam. "O Novo Testamento Interpretado". Sociedade Religiosa "A VOZ BÍBLICA". Guaratinguetá-SP. Vol. V, pág. 578.

(9) BARROW, Martyn. Op cit.

domingo, 10 de junho de 2018

Espiritismo seita Satânica

Qual é a visão cristã sobre Espiritismo ?

Devido em quantidade maiores que as igreja evangélica o Espiritismo tem ocupado seu espaço como religião dominante em Ituiutaba.

Ao entender a biblia e colocando Ela como regra de fé, percebemos que o Espiritismo não é uma religião. Sua classificação dentro do âmbito teológico é uma Seita totalmente *Satânica*.
Seus guias chamado de espíritos luz, na verdade são espírito das trevas, que engana as pessoas dizendo ser espírito de antes queridos ou espírito de luz.
É tudo mentira de próprio inimigo.
Deus não permiti alguem que ja morreu voltar como espírito ou recarnar, como esta seita Satânica ensina. Hebreus 9, 27

Veja o que a biblia diz sobre espiritismo...

A Bíblia fortemente condena a prática do espiritismo, da mediunidade, do ocultismo, da percepção extra-sensorial, etc. (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:10-13). Horóscopos, cartas de tarô, astrologia, cartomantes, leituras de mãos, comunicação com os mortos, etc. também estão incluídos nessas categorias. Essas práticas se baseiam no conceito de que existem deuses, espíritos, ou entes queridos que já morreram que podem lhe dar conselhos e orientação. Esses “deuses” ou “espíritos” são demônios (2 Coríntios 11:14-15). A Bíblia não nos dá razão para acreditar que um ente querido que já morreu possa, ou mesmo irá querer contactar-nos. Se eles eram crentes, eles estão no Paraíso, aproveitando o lugar mais maravilhoso que se pode imaginar – em comunhão com um Deus de amor. Se eles não eram crentes, eles estão no inferno, sofrendo tormento incessante por terem rejeitado o amor de Deus e terem se rebelado contra Ele.

Então, se os nossos entes queridos não podem nos contactar, como os médiuns, etc. conseguem informações tão precisas? Diversos médiuns já foram “desmascarados”. Já foi mostrado como um médium pode obter imensas quantidades de informações sobre uma pessoa através dos meios mais comuns. Às vezes, usando apenas um número de telefone obtido através de um identificador de chamadas e depois através de uma busca na internet, um médium pode obter nomes, endereços, datas de nascimento, datas de casamento, membros da família, etc. No entanto, é inegável que os médiuns algumas vezes sabem de coisas que deveriam ser impossíveis que eles soubessem. De onde eles tiram essas informações? A resposta é – Satanás e seus demônios. 2 Coríntios 11:14-15 nos diz: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”. Atos 16:16-18 descreve uma adivinhadora que previa o futuro até que o apóstolo Paulo expeliu um demônio dela.

Satanás finge ser gentil e disposto a ajudá-lo. Ele tenta aparecer como algo bom. Satanás e seus demônios darão a um médium as informações sobre uma pessoa, para atrair essa pessoa para o espiritismo – algo que Deus proíbe. Parece inocente a princípio, mas logo a pessoa se encontra viciada na mediunidade – permitindo que Satanás controle e destrua a sua vida. 1 Pedro 5:8 diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Na maioria dos casos, os próprios médiuns é que são enganados, não conhecendo a verdadeira fonte da informação que eles recebem. Em qualquer caso, e qualquer que seja a fonte da informação – nada ligado ao espiritismo, à bruxaria, à astrologia, etc. é a intenção de Deus como meio para descobrirmos informações. Como Deus quer que nós possamos discernir a Sua vontade para as nossas vidas? Simples: (1) Estudando a Bíblia (2 Timóteo 3:16-17), (2) Orando por sabedoria (Tiago 1:5).

 

domingo, 3 de junho de 2018

Correlação, Graça

Versículos sobre Graça

A graça de Deus significa um favor imerecido para nós. Quando aceitamos Jesus como Salvador, Deus derrama sobre nós a Sua graça. Não merecíamos a salvação, o perdão e o amor de Deus. Mas mesmo sem merecer, Deus nos dá incontáveis bênçãos.

A graça é um dom, um presente de Deus para aqueles que têm fé em Jesus Cristo. Quando compreendemos e recebemos a graça, nós ganhamos novas forças para viver a vida com confiança e esperança.

Graça na Bíblia

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. 
João 1:14

sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 
Romanos 3:24

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. 
Efésios 2:8-9

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 
2 Timóteo 2:1

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 
Tito 2:11

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 
2 Coríntios 12:9

De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também". 
Atos dos Apóstolos 15:11

Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. 
Hebreus 4:16

o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; 
Números 6:25

E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. 
Efésios 4:7

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura:
"Deus se opõe aos orgulhosos,
mas concede graça
aos humildes". 
Tiago 4:6

Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. 
Romanos 6:14-18

E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. 
Romanos 11:6

Veja também o que a Bíblia diz sobre:Gratidão a DeusVersículos sobre o Amor de DeusConfiança em DeusVersículos que mostram que Deus está contigoVersículos sobre a Palavra de DeusAliança com DeusAdoração a DeusAgradecimento a Deus

Quer Receber Mensagens Bíblicas?

5 versículos que mostram o que é a liberdade3 formas que Deus fala com você todos os dias3 coisas que você precisa parar de dizerO valor da disciplina - estudo bíblicoSalmo 37: o segredo para ser abençoado

Correlação, Amor

Versículos de Amor

O amor é a força mais poderosa do mundo. É o elo que liga pessoas umas com as outras e com Deus. O verdadeiro amor não depende de quem recebe amor. A pessoa que ama decide amar porque quer amar. O amor é uma decisão poderosa.

Não existe um amor igual ao amor de Deus, porque só esse amor, através de Jesus, pode transformar as nossas vidas e nos completar. Deus é amor. Seu amor serve de exemplo. Nós devemos amar os outros de forma incondicional, como Deus nos ama.

O que diz Bíblia sobre Amor

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
1 Coríntios 13:4-7

Nem muitas águas conseguem
apagar o amor;
os rios não conseguem levá-lo
na correnteza.
Se alguém oferecesse todas as riquezas
da sua casa para adquirir o amor,
seria totalmente desprezado. 
Cânticos 8:7

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. 
Colossenses 3:14

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 
1 João 4:8

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 
1 Coríntios 13:13

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 
1 João 4:7

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. 
1 Pedro 4:8

O ódio provoca dissensão,
mas o amor cobre todos os pecados. 
Provérbios 10:12

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 
1 João 4:19-20

Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. 
Mateus 22:37-39

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes". 
Marcos 12:30-31

Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 
Mateus 5:44

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 
1 João 5:3

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 
1 João 4:9-10

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 
1 João 4:16-18

Correlação, Fé

Versículos de Fé

 A fé é um elemento indispensável para quem deseja viver para Deus. A fé torna o cristão mais forte, capacitando-o a suportar as adversidades e equipando-o a viver uma vida que agrada ao Senhor.

A nossa fé aumenta quando lemos a Bíblia e deixamos que a Palavra de Deus tenha influência na nossa vida. E quando a nossa fé aumenta, nós conseguimos ver muito mais além do que é natura: vemos o sobrenatural de Deus em ação.

Deixe estes versículos fortalecerem a sua fé agora mesmo!

Fé na Bíblia

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. 
Romanos 10:17

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 
2 Coríntios 5:7

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. 
Efésios 2:8-9

Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça. 
Romanos 4:5

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 
Hebreus 11:1

Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês. 
Mateus 17:20

Jesus respondeu: "Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e assim será feito. 
Mateus 21:21

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. 
Hebreus 11:6

Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E, naquele mesmo instante, a sua filha foi curada. 
Mateus 15:28

Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados". 
Mateus 9:2

fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos. 
Tito 1:2

pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. 
1 Pedro 1:9

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 
1 João 5:4

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. 
1 Coríntios 16:13

Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. 
1 Timóteo 6:11

O que é esperança

“E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”.

Salmos 39.7

-Introdução: Um ditado popular afirma que ‘a esperança é a última que morre’. Embora seja muito bela, a sua mensagem não é verdadeira. A Esperança não morre!

Uma pessoa esperançosa tem motivação para viver, sonha e luta sempre pensando que tudo vai dar certo. Por isso precisamos lutar contra o pessimismo e alimentar nossa alma de esperança para sonhar com um futuro melhor com fé na Palavra de Deus.

Você está sem esperança?

Vamos refletir um pouco sobre a esperança em Deus:

I- O que é esperança?

Algumas palavras nos ajudam a compreender o significado de esperança:

SEGURANÇA: Jó 11.18  “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo”.

ALEGRIA: Provérbios 10.28 “A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”.

FUTURO: Jeremias 31.17 “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios”.

LIBERTAÇÃO: Zacarias 9.12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro”.

CONSOLO: II Tessalonicenses 2.16 “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça”.

TEMOR DE DEUS: Jó 4.6 “Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?”.

PERSEVERANÇA: I Coríntios 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.

Figura de linguagem

Figuras de Linguagem Márcia Fernandes   Professora licenciada em Letras Figuras de Linguagem , também chamadas de  figuras de estilo , são r...