terça-feira, 23 de julho de 2019

Reforma protestante

Enquanto, na Alemanha a Reforma Protestante foi conduzida pelo monge agostiniano Martinho Lutero (1517), na Suíça quem liderou o processo de mudanças foi o teólogo João Calvino (1534). Confira como foi também na Inglaterra.

Foi o interesse matrimonial do rei da Inglaterra que puxou a Reforma Protestante na Bretanha. Para impor mudanças em relação ao domínio que a Igreja Católica exercia, o próprio rei Henrique VIII liderou a caminhada em direção ao protestantismo. Em 1534 o Parlamento inglês o declarou chefe supremo da Igreja Anglicana). No mesmo ano João Calvino (imagem) escreveu o livro ‘A vida na alma’, e que foi publicado em 1542. Na Suíça (1534) a Caminhada em direção ao Protestantismo foi liderada pelo teólogo francês João Calvino. Estes reformadores deram início a novas religiões Cristãs na Europa, quebrando com a hegemonia da Igreja Católica.

Dica 1 – Quer saber mais sobre Martinho Lutero e sua nova doutrina religiosa, o Luteranismo?  Ent

O Anglicanismo – na Inglaterra o movimento reformador teve origem essencialmente política. Em 1531, o rei Henrique VIII rompeu com a Igreja católica após o papa ter rejeitado o seu pedido de divórcio. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão (filha dos reis católicos da Espanha) e queria casar-se com Ana Bolena para ter sucessores homens.

Em 1534, o parlamento inglês aprovou o Ato de Supremacia e oficializou a separação entre a Igreja da Inglaterra e a Igreja católica. A riqueza em terras e bens da Igreja católica foi confiscada pelo Estado e os impostos religiosos deveriam agora ser pagos ao rei.

Na primeira imagem vemos Henrique VIII em retrato do pintor Hans Holbein, por volta de 1536; na segunda, Ana Bolena em óleo sobre tela de autor anônimo do século XVI.

O culto da religião anglicana é muito semelhante ao da Igreja católica, pois o anglicanismo manteve o batismo e a eucaristia como sacramentos únicos e a importância do estudo da Bíblia.
Diferentemente do catolicismo, o Anglicanismo permite o casamento para seus pastores, a ordenação de mulheres e o luxo e a ostentação dos templos e das cerimônias. 

o Anglicanismo:

Você sabia que o anglicanismo ainda é a religião majoritária na Inglaterra e que o chefe máximo dessa religião é o próprio rei ou rainha e não um papa? E que esta religião se espalhou pelo mundo? Pois é, na Irlanda, Escócia, Estados Unidos, Brasil e vários países da África e Ásia há igrejas anglicanas. Seus fiéis chegam aproximadamente a 80 milhões!    

O Calvinismo

O francês João Calvino refugiou-se na Suíça para escapar das perseguições religiosas e lá formulou uma nova doutrina cristã, denominada Calvinismo. Apesar de manter quase todos os princípios luteranos (batismo, eucaristia, rejeição ao culto de imagens), Calvino estabeleceu uma diferença radical: apredestinação absoluta.
Você sabe o que é isso? Não? Então preste atenção: Para Calvino, Deus já havia escolhido as pessoas que deveriam ser salvas e aquelas que estavam condenadas à morte eterna. Ou seja, as pessoas nada podiam fazer para mudar o seu destino. Tudo já estava pronto!Pois bem, segundo este princípio, a fé não levava à salvação, mas era um sinal da graça divina. Calvino dizia que se uma pessoa enriquecesse por meio do seu trabalho e de uma vida puritana, seria um sinal de que tinha sido eleita por Deus. Assim, ao valorizar o trabalho e o hábito de guardar dinheiro, o Calvinismo aprovava o estilo de vida burguês. 
Como você deve estar imaginando, muitos burgueses tornaram-se calvinistas! Na França, os calvinistas ficaram conhecidos como huguenotes; Na Inglaterra, como puritanos; E,  na Escócia, como presbiterianos.

A Reação da Igreja Católica

Então, como você viu nesta aula, o século XVI não foi nada fácil para a Igreja Católica na Europa. A contestação inicial foi deflagrada pelas 95 Teses do frade Martinho Lutero na Alemanha, e que gerou uma grande ruptura inaugurando as correntes ‘Protestantes’.
Na Inglaterra a ruptura ocorre por razões da monarquia, e o Anglicanismo foi criado em 1534 por um capricho do rei Henrique VIII para anular perante a Igreja Católica um de seus casamentos. Ele recebeu uma negativa do Papa Clemente VI. Não se conformou e rompeu com a Igreja Católica, e instaurou na Inglaterra a Igreja Anglicana.

Neste mesmo ano  de 1534 João Calvino escrevia o livro  ‘A vida na alma’, publicado em 1542. Calvino apregoava a tese da Predestinação, e foi progressivamente ganhando adeptos pela Europa.
A Igreja Católica reagiu forte. Entre 1545 e 1563 realizou um ciclo chamado de Contrarreforma. O  Papa reuniu os líderes religiosos do alto clero católico na cidade de Trento, na Itália, onde reformularam princípios da Doutrina


Figura de linguagem

Figuras de Linguagem Márcia Fernandes   Professora licenciada em Letras Figuras de Linguagem , também chamadas de  figuras de estilo , são r...